sábado, 5 de abril de 2008

Projeto de controle da erosão rende prêmio para a Emater-MG






Projeto de controle da erosão rende prêmio para a Emater-MG

http://www.agricultura.mg.gov.br/noticia.asp?id=597

O escritório da Emater-MG em Caxambu conquistou o 3º lugar no 6º Prêmio Furnas Ouro Azul, categoria empresa, com o projeto Estabilização de Solos e Controle de Erosão com Vetiveria zizanioides (L.) Nash. No trabalho, o engenheiro agrônomo André Henriques lembra que a erosão causada por água das chuvas é um dos mais graves problemas ambientais decorrentes do mau uso do solo. E a planta indicada, conhecida como vetiver, apresenta características capazes de estabilizar o solo e controlar a erosão com muita eficiência, em várias condições de clima, inclusive as mais adversas.

"A planta, que tem raízes profundas e extensas, podendo chegar a até 6 metros, retém os sedimentos do solo, estabelecendo uma barreira natural, que reduz a velocidade das enxurradas e aument a capacidade de infiltração da água no solo, com controle da erosão mesmo em grandes inclinações", explica André Henriques.

O extensionista da Emater-MG afirma que o uso do vetiver é uma alternativa tecnológica simples, eficaz, segura e de reduzido custo operacional e econômico. "A produção de mudas dessa planta é uma tarefa muito simples, ocupa pequenos espaços e não requer grandes investimentos. E a tecnologia de uso para controle da erosão pode ser reproduzida em qualquer parte do território brasileiro", ressalta o engenheiro agrônomo.

O Prêmio Furnas Ouro Azul estimula a divulgação da utilização adequada, a recuperação e a conservação de recursos hídricos, especificamente de Minas Gerais, do Distrito Federal e do Rio de Janeiro. Os trabalhos premiados serão publicados em cadernos especiais nos jornais Estado de Minas, Correio Braziliense e Jornal do Commercio e serão disponibilizados também na internet.

"É importante quando o trabalho é reconhecido com premiação. Ainda mais um prêmio que não é só para Minas. Para nós é um incentivo, na área ambiental e produtiva", afirmou o presidente da Emater-MG, José Silva, na cerimônia de premiação, realizada na noite desta segunda-feira (3 de dezembro), em Belo Horizonte.

Em Caxambu, o vetiver é produzido no Horto Municipal, com a participação de recuperandos do sistema penal e de adolescentes infratores. Além da Emater-MG, participam do projeto a Prefeitura, o Ministério Público, a Comarca de Caxambu do Poder Judiciário e o Instituto Estadual de Florestas (IEF). O técnico da Emater-MG destaca a importância desta vertente social, pois, além da preservação do solo e dos recursos hídricos, o projeto "cria mecanismos para a efetiva recuperação de condenados, com inserção social, por meio da qualificação profissional."


Nenhum comentário: